quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A evolução (ou nem tanto) de Resident Evil

Faaala galera! Jane aqui, e hoje irei falar sobre um jogo que costumava ser um dos meus favoritos: Resident Evil. 

O game segue a linha de survival horror (mas com o decorrer dos jogos o gênero ficou mais para ação) onde o foco são os zumbis, mas claro há mutações de outras espécies também. Ele foi produzido pela Capcom e sua primeira edição foi lançada em 1996 para Playstation 1 e é ai que começa a linda (mas trágica) história do game:

Resident Evil 1

O primeiro da saga revolucionou os jogos de survival horror, com inúmeros sustos e seu clima constantemente tenso o jogo é um dos melhores do gênero. 

A história passa-se em julho de 1998 e conta sobre um grupo chamado S.T.A.R.S (Beta team) que é enviado em uma missão para averiguar casos de canibalismo ao norte da tão famosa Raccoon City, eles perdem contato com a base policial e a equipe Alpha é enviada para investigar, quando vemos a equipe Alpha somos apresentados aos tão famosos personagens Chris Redfield e Jill Valentine. Então eles pousam o avião próximo a uma mansão e pelo caminho eles são atacados por zumbis, alguns morrem e os que conseguem entrar descobrem documentos que são evidências sobre os experimentos de um grupo farmacêutico chamado Umbrella Corporation. Bom, o jogo se desenrola por ai.

Após o jogo ser lançado ele foi adaptado para outras plataformas. O mais legal do jogo é a tensão que é criada, você tem um espaço limitado para guardar os itens (o que te faz escolhe-los com mais cuidado) e as balas são escassas. Um survival horror de classe!

Resident Evil 2

 O segundo jogo da saga passa-se dois meses depois do primeiro jogo em Raccoon City onde todos os seus habitantes foram transformados em zumbis pelo T-virus. No game você pode escolher entre jogar com Leon S. Kennedy (um policial em seu primeiro dia de trabalho) ou Claire Redfield (uma universitária que está a procura do seu irmão, pelo sobre nome você já imagina quem é).

Ele segue a mesma linha do seu antecessor, a munição é escassa e você basicamente tem que resolver uma enxurrada de quebra cabeças. O diferencial do jogo é o zapping system onde cada personagem tem um cenário diferente (ao contrário do primeiro onde independente do personagem a história e os cenários eram basicamente os mesmos).

    É um jogo bem interessante e você ainda leva uns bons sustos de vez em quando.

Resident Evil 3

Esse é o ultimo da saga lançado para PlayStation, a história do jogo se passa em duas partes: a primeira acontece um dia antes do Resident Evil 2, e a segunda um dia depois. Ele conta a história da agora completamente infectada pelo T-virus, Raccoon City e da tentativa de fuga deJill Valentine, Carlos Oliveira, Mikhail Victor e Nicholai Ginovaef. É nesse jogo que somos apresentados pelo tão famoso Nemesis e sua missão sanguinária de matar todos os membros do S.T.A.R.S.
     
Ao contrário dos primeiros jogos você não escolhe os personagens, você joga quase que exclusivamente com Jill Valentine (exceto por algumas partes onde se joga com Carlos), ela vem com a habilidade de combinar e criar novas munições além de algumas novas armas que nos são apresentadas no jogo.

Graças ao Nemesis, sua missão imparável e seus aparecimentos repentinos o jogo ainda nos proporciona sustos.

Resident Evil 4

E é ai que a história de Resident Evil começa a mudar, sai a linha exclusiva de survival horror para agora ter um foco maior na ação. O personagem principal é Leon S. Kennedy que agora com a falência da Umbrella Corporation se tornou um agente secreto dos Estados Unidos, auxiliado por Ingrid Hunnigan ele tem a missão de investigar o desaparecimento de Ashley Graham, filha do presidente. 

Os zumbis são substituídos por seres chamados Ganados, são mais rápidos e inteligentes do que seus antecessores sabem manusear armas, agir coletivamente e podem se esquivar, eles são produtos de um parasita denominado Las Plagas.

Ao contrário das outras versões, em RE4 não é necessário se preocupar com a escassez da munição, já que ela é abundante. Sustos quase inexistentes, a ação é predominante no jogo. 

Resident Evil 5
Resident Evil 5 já foi produzido nos parâmetros de grande parte da tecnologia que temos hoje, tem seus gráficos praticamente perfeitos e a possibilidade de se jogar em dupla ou online. O enredo trás de volta Chris Redfield que é enviado em uma missão na África para capturar um contrabandista de bio -armas, lá ele conhece sua parceira Sheva Alomar. O local está infestado por algum tipo de parasita que logo descobrem ser uma mutação do Las Plagas.

O jogo te permite vasculhar uma vasta área do cenário, mas ele acabou decepcionando no quesito terror, a alta inteligência dos inimigos chega a ser um ponto negativo, além da diminuição de puzzles e dos outros inúmeros pontos apresentados no jogo.

Esse foi (em minha opinião) o Resident Evil mais decepcionante de toda a saga.

Resident Evil 6

Nesse ultimo jogo da serie você tem a opção de escolher entre três cenários diferentes onde cada um tem seu próprio enredo e personagens, quando você finaliza os três cenários um novo é liberado e você joga com Ada Wong (rola por aí que talvez haja um quinto cenário). Os personagens são Leon, Chris e Jake Muller as histórias se passam nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. Voltam os nossos amados zumbis e entram os novos J'avo.

Não tenho muito a falar sobre o jogo, como nunca tive a oportunidade de jogar não tenho uma opinião formada, apenas a esperança que esse novo Resident Evil não siga os passos de seu antecessor e que a linha de survival horror volte. 

O game esta previsto para ser lançado em outubro de 2012.


Comparando RE1 com RE5 fica claro que super definições futurísticas não são tudo em um jogo e que bancar o Rambo também não é tão legal assim. 

 
 -
Saudade do Resident Evil 1. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário